O que são dietas restritivas? São as dietas da moda, as dietas das revistas, as dietas “milagrosas” que prometem uma perda de peso rápida. Sabe-se que a cada dia novos tipos de dietas são criados: Dieta do Suco, Dieta da Lua, Dieta da Sopa... Enfim, elas, na maioria das vezes, possuem um valor calórico muito abaixo do que é recomendado para nós (normalmente menos que 1.000Kcal/dia).
Muitas pessoas conseguem um resultado positivo através do seguimento dessas dietas, porém, vários prejuízos são observados, alguns deles são listados a seguir:
- Difícil seguimento. Dificilmente uma pessoa conseguirá seguir uma dieta por muitos meses, isso porque, normalmente esses cardápios padrões fogem muito do que é habitual em nosso convívio social.
- Perda de Peso não saudável. Quando perdemos peso rapidamente, corremos o risco de perdermos água, massa muscular ou outros substratos ao invés de gordura. O peso perdido rapidamente é facilmente recuperado. Semanalmente perca aproximadamente 800g.
- Consumo insuficiente de micronutrientes. Quando nosso consumo calórico diário é menor do que nosso gasto energético basal, ou seja, o quanto de energia precisamos para que nosso corpo funcione bem, provavelmente iremos ingerir uma quantidade insuficiente de vitaminas e minerais.
Portanto, o ideal é perder peso com saúde! E conseguimos isso não com dietas restritivas, e, sim através de uma reeducação alimentar, com alteração gradual dos hábitos alimentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário